segunda-feira, 18 de junho de 2012

Como Fazer Amigas Lolita (Online e Offline)

Um tempo atrás em um fórum lolita eu vi um tópico problemático: entre as usuais vendas e os gritos de meetups, alguém tinha escrito jovialmente, “Lolitas ranhentas na vida real! Compartilhem suas estórias!” com um grande rosto sorridente. O que estava havendo aqui? Algumas dúzias de comentários mais tarde, o consenso geral veio à luz – a “Lolita IRL ranhenta” parecia mais uma lenda urbana do que uma freqüentadora de convenções e meetups locais. Poucas tinham estórias para compartilharem por si só; mais tinham o gênero “o melhor-amigo-do-meu-primo-conheceu-a-irmã-dessa-Lolita-Sueca”. Para as raras garotas que tinham uma estória, as quais pareciam em maior quantidade como “Eu sorri pra ela e ela foi embora!” havia uma amargura latente: por que aquela garota não pareceu amigável? As lolitas não deveriam ter um parentesco não dito, como membros de espécies? Por que aquela garota não quis ser minha amiga [estágio de gemido de sofrimento aumentando, certo]?

Então, qual é o problema? Por que Lolita é uma cama quente de dramas de amizade até na vida real, esteja você querendo fazer amigos ou se encaixar na panelinha que você entrou? Seríamos nós lolitas leprosas socialmente difíceis, ou alguma coisa?Por que parecemos ter uma dificuldade em construir amizades?
Em meus anos na comunidade Lolita, ambas online e na vida real, eu afiei meu próprio estilo de “amizade” pessoal. Enquanto eu admito que eu possa ser bastante tímida e introspectiva, eu consegui achar lolitas o suficiente para conversar – online e offline. Eu aprendi como fazer isso na sempre popular tentativa e erro. Então, se acontecer de você ser da Ilha dos Brinquedos Inadaptados [N.T. “Island of Misfit Toys”, não sabia se o termo em inglês ficava melhor, sugestões?] como eu mesma, continue lendo!
Meetups e convenções são sua melhor chance de interagir com outras Lolitas em pessoa. Em meetups, você vai ser jogada dentro de situações sociais diretas, freqüentemente com estranhos. Até velhas mãos nas comunidades locais delas não conhecem todas em um encontro! Em convenções, você vai ver um monte de lolitas flutuando por aí com suas respectivas amigas ou grupos, ou trabalhando no beco dos artistas e barracas de negociantes. Enquanto são configurações diferentes, ambos podem acabar sendo lugares para conhecer lolitas e construir amizades.

Encontros, especialmente para pessoas tímidas como eu, são como exercícios sociais. Encontrar um bando de estranhos com os quais você tem algo em comum é na verdade uma fórmula muito boa para isso. Isso convirá para você aprender a arte da pouca conversa, por exemplo, e não se preocupe se você ainda não conseguir – pratica leva à perfeição. Embora nós já tenhamos ouvido todas as dicas usuais antes, isso leva prática para se tornar confortável com usá-las.

Pergunte às pessoas sobre elas mesmas. Em Lolita, perguntar sobre um único acessório ou um simples elogio pode fazer a bola ir rodando. O anel dela é de uma loja de antiguidades na França? Quando ela visitou? Ela tem família lá?

Conversação é também sobre manter um ritmo constante ou deixar a conversa correr. De novo isso é infelizmente algo que você tem de praticar se você ainda não é boa nisso. Caso em ponto: na minha família, nós falamos uns com os outros o tempo todo sem retornar o olhar, mas outras pessoas acham isso realmente rude. Quando estiver na dúvida, diga menos, não mais. Vá com calma, e você chegará lá.

O outro macete para encontros é aprender seu “estilo de amizade”. Como você se conecta melhor às pessoas? Eu não sou a vida-do-grupo de festa- tagarela [N.T. “I’m not a life-of-the-party group-chatter myself” tradução melhor me avisem!] – eu vou melhor em situações de um-a-um. Então faça você mesma algumas aberturas! Quando eu quero conhecer alguém melhor, eu faço um esforço para fazer algo um-a-um. Em um caso, eu acompanhei uma nova amiga para achar uma loja de cupcakes por perto; em outro, eu ajudei uma garota a qual gostaria de patinar vestindo seu vestido de brand em um meet de patinação no gelo. Se você não conseguir achar um tempo durante o meetup, considere arranjar para se encontrarem outra hora para fazer compras, tomar café, ou algo que ambas gostam de fazer.

Na verdade, há uma parte final para meetups freqüentemente não mencionada: online. Uma vez que você encontra garotas na vida real, é habitual ser amiga delas em um site de rede social como Livejournal, Facebook, ou Tumblr (qual for que lhe agrade – o meu tende a ser Facebook.). Então vocês podem conversar e conhecer uma à outra entre os meets. Na próxima vez que vocês se virem, você terá um repertório ou pelo menos alguns tópicos de conversa!

Se você é uma fã de convenções, você vai ter muitas oportunidades de conhecer lolitas. Se você ficar o fim de semana inteiro, você irá provavelmente achar pelo menos um meetup Lolita no menu que você possa atender, mesmo que isso seja só chá, almoço, ou swap meets (os quais são bastante informais). Se você não pode ir ou um não irá ser apresentado, você irá na maioria das vezes apenas ver lolitas andando pelo andar como visitantes normais de convenções [N.T. “lolitas walking the floor as regular congoers” –tradução melhor me avise!]. O jeito mais fácil de aproximar-se delas é pedir para tirar uma fotografia! Então apresentar-se. Isso é também onde os cartões de visita Lolita entram. Lolitas em convenções não querem ter longas e enroladas conversas – elas saíram para ver o painel da Sailor Moon, ou para encontrar suas amigas para um café, ou agarrar aquele vestido na sala dos negociantes... você entendeu. Dando seu cartão de visita é uma maneira fácil de fazer uma conexão. Até melhor se elas tiverem um também!
E se você não ouvir mais nada delas outra vez, online ou na vida real? Não se desespere. Não quer dizer que você é uma ita mal-amável, fadada a estar sozinha para sempre. Só quer dizer que a pessoa não é pra você. Há quantidade suficiente de lolitas nesse planeta, e você vai fazer muitas outras amigas se você continuar tentando.
Coisas para ter em mente quando estiver fazendo amigas Lolita: Lolitas são pessoas. Mesmo nós amando pensar nelas como bonecas rosa, cheias de glitter, vivas, elas não são. Elas têm dias bons e dias ruins. Algumas são doces, algumas são engraçadas, algumas são tímidas, algumas são rudes. Isso é só o jeito que isso é. Uma das lições que eu aprendi na vida é dar as pessoas o benefício da dúvida. Talvez alguém a quem você se apresentou alegremente foi rude com você. Eu conheci uma garota no ensino médio a qual era rude comigo todos os dias por quatro anos. Primeiro eu pensei que ela estivesse tendo um dia ruim; então eu percebi que ela era assim com todo mundo.
Não gaste sua energia montando uma grande lista de merda de pessoas que você menospreza. Se você não gosta delas, não gaste tempo com elas. Se você tem que topar com elas freqüentemente, apenas tente ser civil. Não há razão para ser amiga-amiga se você não gosta de alguém. Por outro lado, há pessoas nesse mundo as quais simplesmente não irão gostar de você. Embora seja tentador gritar para elas, “Por que você não gosta de mim?!” e então convencê-las do quão brilhante e açucaradamente doce você é, não vai valer a pena, e você não irá mudar a cabeça de ninguém de qualquer forma. O melhor jeito de convencer as pessoas das partes boas da sua personalidade é ser você mesma. Ninguém é perfeito, mas todo mundo tem alguma coisa positiva que possa oferecer.

Mantenha uma mente aberta sobre as pessoas que você encontra. Talvez você tenha uma grande categoria “não” para pessoas as quais parecem estar totalmente em anime, ou furiosa com pessoas com piercings, ou alguém no campo x de trabalho ou estudo. Tente ignorar essas coisas. Algumas grandes amigas que eu conheci não são nada como eu, ou como as pessoas que eu previamente tenha conhecido. Minha mãe, por exemplo, fica um pouco desconfortável quando ela vê pessoas com piercings faciais ou tattoos (nós somos de uma área rural bem conservadora). Mas nada tem sido melhor para ela, quando ela faz um comentário sobre as mordidas de anjo ou avaliações de alguém, ser lembrada de que sua própria filha pode ser injustamente julgada por sua cor de cabelo alternativa. As aparências das pessoas, ou seus hobbies, ou o que mais você não goste sobre elas, não as desqualificam de ser uma boa pessoa. Como eu disse, eu acredito que todo mundo oferece algo positivo.

Ok, então você conheceu uma garota que você gosta, e que você tenha se entrosado. E então? Bem, você pode simplesmente esperar o próximo meetup vir, esteja certa de que ela vá, e então vá. Mas meetups são melhores para fazer novos amigos, bem como amamos ver nossos amigos de eventos prévios. Além do mais, quem quer ver um amigo uma vez por mês ou duas? Se você tiver sorte, sua nova amiga vive perto. Daqui, vocês podem se encontrar para chá ou café, explorar lojas vintage locais, tirar fotos no parque... Qualquer coisa realmente. Troquem números então vocês podem mandar mensagens e ligar. Conversem online à noite. Congratulações, você tem uma amiga Lolita na vida real!
Se você conheceu uma garota que você goste, a qual não vive perto de você, considerem virar penpals ou amigas online. Penpals são especialmente divertidas para lolitas – desde que isso envolve as tradicionais cartas, adesivos, e provavelmente canetas gel de glitter. Tirem fotos uma para a outra, e enviem pequenas bugigangas na correspondência. Vocês também podem ser amigas online, o que significa conversar e ler os blogs ou Livejournals uma da outra. Mesmo se tudo o que vocês fizerem for falar, esses amigos são tão valiosos como amigos reais. Se você não pode possivelmente sair para encontrar lolitas de verdade (como se você fosse da Antártida ou algo assim) considere fazer amigos online só por conversar com eles em fóruns ou em sites de redes sociais. Envie mensagens para garotas as quais você achar interessantes, e comece conversas. Você não precisa estar geograficamente localizada para fazer amigos!

A outra coisa para saber sobre construir uma forte amizade com uma Lolita… é passar Lolita. Lolita é um tópico divertido do qual amamos falar sobre – sapatos, vendas, modelos, a comunidade – mas isso pode apenas levá-la muito longe. Depois que você conheceu uma Lolita e quer realmente uma amizade de ouro, você tem que passar isso. Vocês podem descobrir que tem outras coisas em comum, ou um senso de humor compartilhado, ou vocês apenas gostam de passar o tempo juntas, mesmo que isso não envolva baldes de babados. Algumas das minhas amigas Lolita compartilham meu amor por bonecas, ou política, ou filmes da Disney.
Espero que isso tenha ajudado todas vocês, garotas que sentem falta de amigas Lolita! Contem-me sobre algumas de suas melhores estórias sobre fazer amizades. Como você conheceu suas melhores colegas Lolita?

Créditos

Do Original - How to Make Lolita Friends (Online and Offline) – Parfait Doll
http://www.parfaitdoll.com/2011/10/how-to-make-lolita-friends-online-and-offline.html
Autora: Victoria Suzanne
Traduzido por: Aikochan
Revisado por: Aikochan

Nenhum comentário:

Postar um comentário