sábado, 9 de junho de 2012

Guia para o Sweet Lolita exagerado (OTT)








De dentro pra fora: Você terá de usar anáguas - perceba que a palavra anáguas está no plural. Não importa se é de brand ou offbrand (eu tenho os dois tipos e elas dão quase o mesmo efeito, então economize e compre algumas!) Uma anágua só irá murchar e morrer. Usar mais de uma anágua evita que, mesmo que elas murchem, você obtenha o mesmo formato de cupcake na saia. Eu recomendo ao menos duas. Três também são boas, mas quatro já é demais. Se você olhar nessas instruções de um artigo da GLB sobre deco loli , você verá que é recomendado usar mais de uma anágua. Já que você usará algumas anáguas a mais, você poderá fugir do usual (como o branco) e partir pra outras cores. Vermelho, rosa, roxo e qualquer outra!

Outra coisa que eu recomendo é o lendário turbo-poof. Nunca foi derrotado em batalha, e nas palavras do Sr. Miyagi, ninguém pode vencê-lo. Eu o usei debaixo de quatro camadas de coisas pesadas, o dia todo, em metrôs e passeios longos de carro, e eu continuei com o mesmo formato na saia. Um elogio MUITO grande pra uma anágua da Hot Topic que custou $19.

No caso de coisas "básicas"como meias e blusas/camisas, o sweet oldschool recomenda branco, especialmente para iniciantes. Porque, afinal, branco combina com tudo né? Mas não é essa a recomendação em sweet OTT, fica muito básico. A idéia do sweet OTT é que tudo seja exagerado, cada peça tem que ser notada, tudo tem algo a dizer (ou gritar e berrar, dependendo da sua opinião sobre sweet OTT.) Pessoalmente, eu gosto de pensar em sweets assim como uma sinfonia. Então, ao invés de sempre optar pela blusa branca e meias brancas, pense em cores. Pense em estampas e detalhes. Uma blusa lilás acrescenta muito mais a um vestido rosa que você simplesmente combinar com a branca. Detalhes como strass ou pérolas costuradas na gola, ou um jabot ( enfeite de renda ou babados no peitilho de vestidos ) de rendas faz a blusa se destacar também. Se fosse muito “liso”, apenas pareceria que tudo está inacabado, então, para este tipo de outfit, todas as peças devem ter seu lugar ao sol. A mesma coisa quanto as meias. Eu adoro meias com estampas, especialmente as da AP cujo os motivos são adoráveis. Um par de meias com estrelas funcionaria muito melhor que uma meia de cor sólida ou com rendinhas em cima ou um logo pequeno.

                                                          :heart5: :heart5: :heart5:



Acessórios são o que realmente diferencia um outfit sweet de um sweet OTT. Eles não precisam ser todos da mesma brand, não precisam nem mesmo ser de brand e também precisam combinar com a print que você está usando. Como mostrado na foto, ela está usando a bolsa Milky-chan com Royal Poodle - ninguém vai atirar nela só porque está usando bolsa de um animal diferente. (Certo? Bom, pelo menos assim espero!) Outra coisa, você não precisa usar um set inteiro da mesma print (Bolsa, meias, bow, vestido) pra conseguir chegar ao sweet OTT. Na verdade, eu acho mais interessante evitar fazer isso, mas cada um faz como quer.
Então, sobre que tipo de acessórios estamos falando e aonde comprar? Praticamente em qualquer lugar! Acumular é uma grande parte disso. Você não vai ter os vários acessórios pra coordenar um outfit OTT do dia pra noite.
Olhe na Claire's, pequenas lojinhas na sua cidade, Betsey Johnson, Tarina Tarantino, Forever 21, etsy e Singapore's Fancy Pocket.(nota:leia-se aqui Taobao e lojinhas de lojinhas de biju e até de departamentos).Compre na Chocomint e tente não ficar com medo quando seu pedido passar de $100. Eu sei que é tentador ir e economizar nos acessórios, mas não vá por esse caminho! E não se concentre apenas em uma área, como laços de cabelo. Pense em anéis, pulseiras, broches e todo o resto. E não tenha medo de fazer você mesma seus acessórios. Muitas coisas surgiram porque algumas garotas queriam suprir uma vontade que não estava sendo feita pelas brands, então fizeram elas mesmas. Use laços de outros sets ou pérolas de outro cutsew. Seja criativa quanto aos lugares de onde seus acessórios vêm e pra onde vão.
Quanto as bolsas, vale a mesma coisa. Compre bolsas malucas em formato de doce ( podem ser réplicas se você se sentir bem com isso). Uma dica: Tenha pelo menos uma bolsa real, não-réplica se você vai comparecer a eventos formais ou oficiais lolita. Você não vai querer ver a Aoki enquanto carrega uma imitação chinesa.
(N.d.T : Nas comunidades internacionais eles ligam MUITO mais pra isso de réplica/ original, por isso é normal encontrar em alguns textos coisas sobre como fazer sua Bodyline não parecer BL e coisas do tipo.)

Se você não gosta de réplicas, compre o original ou se você quer usar suas bolsas em qualquer outro lugar, tente algo mais convencional. Não se esqueça de customizar suas bolsas! Use colares de pérolas, pingentes de celular, chaveiros...

                                                    :heart5: :heart5: :heart5:       
O cabelo de uma sweet lolita OTT é GRANDE. Exatamente isso: GRANDE, com volume. Pra maioria das garotas, esse efeito só pode ser obtido com perucas. Uma peruca é o bastante, mas é bom investir em apliques de rabo-de-cavalo ou maria chiquinha que combinem, ou ainda costurar duas perucas juntas para fazer uma peruca ainda maior. Cores não-naturais são perfeitamente aceitáveis, como aqua, lilás, branco e rosa sendo as mais comuns. (Se você quiser ter essas cores apenas para fazer o sweet lolita OTT, compre perucas. Não vale a pena o esforço e os gastos para manter um cabelo assim.) As cores naturais mais usadas são os tons de loiro e ruivo/castanho avermelhado, mas qualquer outra cor também é válida. Se você não gostar de perucas, pode usar seu próprio cabelo, mas não será fácil. Você vai precisar armar, passar fixador, mousse, cachear, alisar, etc. Invista em spray protetor/antitérmico pelo menos uma vez por semana. Muitas das fotos tiradas nas ruas mostram sweet lolitas OTT com o cabelo todo danificado, não deixe que isso aconteça com você! Você pode evitar alguns estragos usando "rats" . Eles são similares aos bumpits*, mas são em sua maioria feitos de cabelo artificial. Eu também recomendo cortar a franja de lado ou reta. Existem vários penteados e estilos de cabelo que sem franja e são adoráveis, porém no sweet OTT as franjas são úteis - você pode colocar presilhinhas e outros acessórios nelas. Pergunte ao seu cabeleireiro que tipo de franja fica melhor no seu rosto, e se você realmente não quiser usar franja, considere a possibilidade de comprar uma franja postiça.

Já que estamos falando de cabelo, vamos falar de acessórios pro cabelo. Você terá um cabelo grande e com volume pela mesma razão que as damas no período Rococó tinham. Pra colocar mais acessórios e enfeites nele!
A fórmula mais básica de decorar seu cabelo é usar uma peça central, como um bow, bonnet, uma boina ou mais raramente o tradicional headdress.E ntão, coloque mais acessórios médios em volta. Podem ser presilhas em formato de doces, de florzinhas, laços ou até mesmo animaizinhos pequenos de pelúcia. Se for usar um bonnet, você ainda tem a opção de colocar rosas pequenas em volta da aba. Então, use presilhinhas ou grampos decorados pra finalizar.
Como mostrado abaixo, ela usa um acessório grande central, com coisas médias perto do bow e quanto mais afastado, menores os acessórios. Tem de ser feito com cuidado, não apenas um monte de coisa enfiada em um canto da cabeça - como um arranjo de flores.


                                                        :heart5: :heart5: :heart5:       

Maquiagem também é algo muito importante. Sweet OTT tem mais maquiagem do que qualquer outro estilo, muitas vezes parando um passo atrás de se tornar uma maquiagem gyaru. Você terá de aprender como usar delineador, lápis branco na linha d'água (ou o mais próximo dela possível) Cílios postiços (em cima e embaixo), como passar blush de forma a parecer uma boneca e coisas extras como enfeitinhos, strass e stickers. (como na foto acima) O batom ou gloss é quase sempre com glitter e simples, em alguma cor pastel.

Cílios postiços dão aquele up na maquiagem que o sweet OTT precisa. Normalmente, é usado um só par nos cílios de cima, mas se conseguir pode colocar dois. Ou usar um par de cílios naturais e outros 'decorados' como esses cílios que vem com estrelinhas. Strass também é uma opção.
Lembre-se de apará-los se ficarem muito grandes. Eles colarão mais fácil e ficarão mais confortáveis (n.d.T cortar dos lados, se passarem do contorno do seu olho.)



                                                      :heart5: :heart5: :heart5:        

Esse é o meu método básico de usar blush e parecer uma boneca. Para fazer isso você irá precisar de três tons de blush. O rosa perolado será usado para dar mais iluminação em cima e no contorno de aonde deve ter blush e a pele normal. Eu passo do lado de fora dos contornos do olho e uso o rosa-médio para fazer uma base no alto das maçãs do rosto. O blush mais escuro é colocado apenas um pouco no centro . Deve ficar bem "pronunciado" e não tão natural, deve lembrar um brinquedo, com inspiração no blush bem exagerado dos arlequins e columbinas.
(n.d.T não estou muito certa dessa parte, mas no sentido geral é mais algo que não é tão natural mas não chega a ser tão exagerado quanto o blush de um palhaço/festa junina/ whatever)
A última coisa que mencionarei na parte de maquiagem são as Circle Lenses. Elas não são para qualquer um, e por favor consulte seu oftalmologista antes de comprar algo que irá ser colocado nas suas córneas sensíveis. Se você está livre para usar e comprar lentes de boa qualidade, elas podem ser exatamente o que a maquiagem precisa para ser finalizada.

Então é isso! A diferença entre o sweet exagerado e o sweet normal está mais no cabelo, maquiagem e acessórios, não própriamente nas roupas, por isso não faz parte de outro subestilo.
Então, você se sente preparado para usá-lo? Eu acho que é uma parte do sweet muito mais complicada e desafiadora, mas se você usar esse artigo para começar, pelo menos você terá um guia.

:heart5::heart5: :heart5:       
Notas:
OTT= over-the-top, exagerado.
Rats: enchimento usado para armar o cabelo, parecido com bumpits.
Bumpits: “presilhas” que se usam embaixo do cabelo para dar o efeito de um pequeno updo.

                                              :heart5: :heart5: :heart5:      

Original: http://lolita-charm.blogspot.com/2010/02/sweet-sweet-sweet-guide-to-over-top.html
Tradução e adaptação: Yuuko
Revisão: Yoniko

Nenhum comentário:

Postar um comentário