sexta-feira, 18 de maio de 2012

Classical Lolita

Eu tirei esse texto do blog da Ichigo, é bem difícil encontrar boas fontes e repassar coisas bem feitas assim é bom!

Se eu fosse definir Classical (ou Classic) Lolita em uma palavra com certeza seria "elegante" (como poderão ver, usei muito essa palavra nesse post). É o estilo lolita mais maduro e discreto, sendo o mais indicado para ser usado em ocasiões como casamentos e formaturas (certamente causa menos estranhamento para os leigos do que OTT e deco, por exemplo).

Classical está em alta entre as lolitas ocidentais (inclusive as brasileiras) que aparentemente começam a se cansar do exagero do sweet atual.

A silhueta classical é ligeiramente diferente de outros estilos lolita: a saia muitas vezes não é no formato de sino comum à sweet, gothic, punk, country, etc. Isso deve-se não só ao corte da saia ou vestido, mas também ao uso de uma anágua própria para o estilo, também chamada de "A-line".


Como podem ver não há nenhum volume mais próximo a cintura, mas ele vai aumentando conforme se aproxima da barra.

Outra característica que só aparece em classical são vestidos ou saias mais longos que a "altura do joelho" que é uma das regras mais básicas do estilo lolita: eles por vezes chegam ao meio da panturrilha. Esse comprimento é chamado de "maiden lenght" (comprimento donzela).

Seguindo a elegância em classical é muito raro ver cabelos com cortes ousados ou cores chamativas nesse subestilo. Geralmente as adeptas do classical lolita se mantém fiéis a cores naturais (louro escuro, diversos tons de castanho) ou usam perucas nessas cores. Não que isso seja regra, mas é uma característica corriqueira.

Cores mais usadas
O leque de cores de classical é atualmente muito amplo, passando pelas clássicas sóbrias como preto, marrom, verde musgo, azul marinho, vinho e bordô, neutros como bege e cinza e alguns tons de rosa (especialmente rosa antigo e rosa pálido), azul claro, verde claro (não necessariamente mint), creme e off-white.

Temáticas e estampas comuns
As temáticas mais comuns em classical são camafeus, coroas e rosas, que aparecem tanto em estampas quanto em diversos acessórios. Estampas mais infantis, como ursinhos, bonecas e inspiradas em Alice in Wonderland também podem aparecer sendo, no entanto, mais elegantes do que seriam se fossem da Angelic Pretty, por exemplo (essas estampas mais sweet são especialmente comuns na brand Innocent World, que tem um estilo classical puxado para o sweet oldschool). Tecidos listrados e xadrezes (tipo tartan) são também muito usados.






Acessórios
Os acessórios usados em classical são sempre muito elegantes, sendo comum o uso de rosas, coroas e camafeus, assim como pérolas e acessórios nos tons de ouro velho e prata envelhecida. Relógios de bolso antigos podem se tornar belos colares. Relicários também vão bem com classical.






Headwear
O headwear do classical lolita é tão variado quanto o do sweet lolita, podendo ser usados bonnets, corsages de variados modelos, headbows (geralmente pequenos ou médios, e comumente usados de lado), headdresses, boinas e chapéus. É importante notar, no entanto, que o headwear em classical é sempre mais discreto e elegante do que seus equivalentes em sweet. Nada de bolos na cabeça aqui!









Sapatos
Botas vitorianas são comuns em classical, e particularmente acho a opção mais interessante de sapatos para esse estilo ♥ Os sapatos costumam ser menos enfeitados, são elegantes e não possuem muitas opções de cores "fantasia" e sim clássicas (marrom, preto, bordô, branco).







Bolsas
Bolsas classical apresentam geralmente cores clássicas e formatos pouco chamativos (excessão é essa bolsa maravilhosa de coroa da IW, que é um dos meus sonhos de consumo ♥). As mais comuns são as que lembram pastas e maletas, às vezes com estampas florais e listradas e algum detalhe discreto como um laço.







Imagens de referência
Retiradas de diversas edições da Gothic & Lolita Bible.




Brands classical:
Innocent World
Mary Magdalene
Juliette et Justine
Victorian Maiden

Nenhum comentário:

Postar um comentário