quinta-feira, 17 de maio de 2012

Gothic Lolita

 Esse texto não é meu, eu tirei do blog da Ichigo,porque ela é sinistra pra explicar tudo sobre o estilo e é muito difícil de se encontrar boas fontes, e é por isso que sou a favor de repasar! :D

Esse pode não ser o subestilo mais popular entre as lolitas, mas com certeza é o mais conhecido entre os leigos. Bem, "conhecido" entre aspas, porque a maioria não sabe realmente o que é gothic lolita. Acham que é o nome do estilo, sendo que é só uma das variantes de lolita, acham que é sinônimo de EGL (EGL é a linha lolita da Moi-même-Moitié, não um subestilo), acham que a Misa é uma representante do estilo, que é originada da moda gótica... enfim. Ao invés de falar o que não é gothic lolita, vou falar logo o que é.

Gothic lolita é um subestilo que incorpora um pouco da estética do estilo gótico, mas mantendo as características básicas que todo estilo lolita possui: comprimento da saia por volta da altura do joelho, saia em formato de sino, recato (roupas comportadas).

São mais sóbrias e elegantes, como o classical, mas mantém uma silhueta mais parecida com o sweet (pelo comprimento do corpo e formato da saia - embora com menos volume).

Quando conheci lolita, gothic era meu estilo favorito, e é realmente maravilhoso quando bem executado ♥


Corsets são comuns em gothic e ero lolita, podendo ser underbust (abaixo do busto) ou overbust (cobrindo o busto, como esse na foto). Um corset apropriado para lolita é curto (termina na cintura, na altura do umbigo) e bem ajustado (não espreme você dentro dele, apenas ajuda a definir um pouco a silhueta). Um dos erros mais comuns que vejo é usarem qualquer corset gótico com gothic ou ero lolita. Acho bizarro porque além de terem um ar fetichista e por vezes serem feitos de materiais brilhantes como vinil ou cetim eles ainda tem um corpo muito longo. Usados por cima da saia criam uma silhueta estranha para uma lolita, afetando inclusive o formato da saia. O corset deve ser usado por cima do vestido ou camisa e não sozinho com a saia.




Corset Skirt Underbust


Jumperskirt com empire waist (cintura império)


Cores mais usadas
Preto (obviamente), branco, cinza, vermelho, vinho, bordô, azul marinho ou royal (marca registrada da Moi-même-Moitié).
Preto e branco é a combinação de cores mais conhecida, mas não é exclusiva e tampouco "oficial" de gothic lolita. Na realidade acho até mais comum o preto ser combinado com outras cores escuras. Preto e branco também é muito comum em sweet e classical, mas pode ser utilizado em qualquer estilo, afinal não são apenas as cores que definem a qual estilo um outfit pertence, mas o uso das temáticas, corte, acessórios, etc. No caso de uma peça com detalhes brancos (principalmente renda) é muito importante tomar cuidado com a combinação e qualidade dos materiais para não ficar ita. Aliás, em qualquer combinação é bom tomar certo cuidado, especialmente preto com vermelho (não usem preto com roxo, ok? Aliás, nem usem roxo aqui, a não ser que seja um tom bem escuro, tipo berinjela).

Temáticas e estampas comuns
Temáticas comuns ao estilo gótico: rosas, caixões, crucifixos, morcegos.
Acho curioso que gothic utiliza temáticas que remetem ao Cristianismo (na imagem abaixo uma estampa de cruz e santos), os símbolos pagãos comuns entre os góticos (pentagramas, triskles, ankhs) não são utilizados.




Acessórios
Os acessórios seguem as temáticas citadas acima. Crucifixos são os mais utilizados, principalmente em colares e gargantilhas. Podem ser usados também camafeus.







Headwear
Os tradicionais headresses retangulares, corsages de diversos tipos (às vezes incorporando plumas, pequenos crucifixos e tule oru organza, lembrando pequenos véus) e, em menor escala, bonnets.







Sapatos
Sapatos gothic são bem mais lisos que os sweet, não possuem detalhes de laços, corações nem nada assim. Uma característica marcante são as plataformas, mas sapatos mais baixos também podem ser usados.





Bolsas
Podem ser simples, como maletas adornadas com motivos góticos, ou, mais extravagantes, aparecerem em formatos de morcego ou caixão.






Maquiagem
Eu não costumo falar sobre isso nos posts sobre subestilo porque não tem bem regras pra maquiagem lolita, embora aconselhe-se que deixe leve (mas olha OTT com cílios postiços, circle lenses e strass no rosto, né? Enfim...). Contudo, eu vejo mais do que gostaria pessoas copiando a maquiagem do Mana e, convenhamos, dificilmente uma pessoa fica bem com batom preto e tanto pancake a ponto de te deixar sem nariz. Eu gosto do Mana, ok? Não me matem. O que quero deixar claro é que a maquiagem que ele usa não é adequada para lolita em geral e não costuma ficar bem em ninguém além dele (e raras exceções, tipo a linda da Ane :~). Fique bem longe do pancake e do batom preto.
Se você não manja horrores de maquiagem é melhor deixar ela simples. Se quer deixar algum ponto marcante aposte nos olhos, usando delineador e cílios postiços. Use blush minimamente (evite o rosa, prefira salmão ou um tom terroso) e um gloss nude ou avermelhado.
Lembrando que isso não é regra, mas uma sugestão, ok? :)





Imagens de referência
Retiradas de diversas edições da Gothic & Lolita Bible.





Brands Gothic & Lolita ("&" porque a maioria tem coisas que são gothic, mas não são lolita)
Moi-même-Moitié
Atelier Boz
Atelier Pierrot
Mille Fleurs
GRAMM Frill
Na+H
despair
MIHO MATSUDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário