quinta-feira, 31 de maio de 2012

Guia para novatas

 Estes tipos de post foram tirados do fórum de moda Lolita, eu apenas posto aqui para me lembrar de todas essas coisas que são necessárias para sobrevivencia de uma iniciante (tipo eu!) nesse mundo maravilhoso e ao mesmo tempo, um pouco cruel!

Você gostando ou não, as comunidades e fóruns online sobre Lolita geralmente fazem grande parte da vida de qualquer lolita. Mesmo que você não participe dos diversos fóruns e comunidades, você provavelmente utiliza eles como fontes sobre novidades, dicas e afins.

Lolitas novatas costumam ouvir histórias sobre a Moda Lolita, seja a comunidade do orkut ou o fórum, e sobre como ela é cheia de elitistas que estão somente esperando por iniciantes para criticarem. Porque elas são malignas, e se alimentam das lágrimas das pobres lolitas iniciantes. Como você pode imaginar, isso normalmente assusta, e afasta, as novatas da comunidade. É claro, quem vai querer conselhos e dicas de garotas tão monstruosas e ruins?

E esse vai ser um tópico longo, dramático, sobre como todas nós devemos nos juntar, felizes, sob a tutela da ML? Não. Esse é um post com um guia "prático" para iniciantes, para todas que são tímidas demais para aparecerem na comunidade ou no fórum, com medo das devoradoras de novatas.

O primeiro passo, e mais importante, é saber que toda essas coisas ruins disseminadas aos quatros ventos sobre a ML não são verdadeiras. Não, não estou dizendo isso somente para que você se sinta melhor, essas coisas realmente não são verdade. Claro, sempre surgem Lolitas devoradoras vez ou outra, mas elas são uma minoria quase inexistente. Pelo menos atualmente.

Se você tem uma pergunta, procure pela resposta antes
O passo mais importante de ser lembrado! Vasculhe os tópicos antigos usando o famoso ctrl + f + a palavra chave do que você procura e tente sanar suas dúvidas. Elas provavelmente já foram respondidas em algum momento do passado. Se você realmente não conseguir achar a resposta para sua dúvida, então pergunte! Mas atenção, não se esqueça do próximo passo.

Não se humilhe
Não comece uma questão com "Por favor não me matem por perguntar!" ou termine com "Mil perdões se isso já foi perguntado antes!". Ninguém vai te morder por fazer uma pergunta, e sinceramente, é um tanto quanto rude supor que irão.

Não inclua uma lista de falhas junto com as suas fotos
Se você vai postar uma foto sua, não inclua uma lista imensa do que você acha que está errado com o outfit. Dizer que você ainda não tem os sapatos certos, por exemplo, não é um problema, mas adicionar uma lista com "Desculpa pelo meu cabelo estar desse jeito, e a minha cara ficou tão idiota, ah e as minhas meias não ficam no lugar certo, e minha anágua morreu, e ainda por cima minha saia parece meio torta, e nossa! Por que eu fiz essa pose?!". As pessoas vão se perguntar porque você se preocupou em postar as fotos, ou vestir o outfit, se em primeiro lugar você mesma parece achar que está tudo completamente errado.

Não exagere na linguagem de internet
É prático? Sim. É simples? Sim. É bonito, e 100% compreensível quando usado de forma exagerada? Não. Coisas simples como "vc", "tb", "pq" e afins são completamente toleráveis, mas escrever axXim, ou qualquer coisa semelhante, vai fazer com que pareça que você nem ao menos se importa com o que está dizendo ou fazendo.

Não use japonês, principalmente se você não fala essa língua
"Konnichiwa, ogenki desu ka (´・ω・`)!!" Nem todo mundo sabe o que isso significa. Eu, por exemplo, não sei. Como você provavelmente deve saber, usar japonês excessivo em frases é comumente associado a Otakus. Lolitas se esforçam para deixar claro para as pessoas que nós não estamos fazendo cosplay de algum animê, então algumas de nós tentam manter distância da cultura Otaku. Para ser sincera, algumas Lolitas sequer assistem animê, ou escutam música japonesa.

Responda educadamente as críticas construtivas
Se você receber críticas construtivas sobre suas fotos, não fique na defensiva. Ninguém está criticando você como pessoa, são apenas conselhos para que você possa melhorar seu outfit. Um educado "Obrigada! Não vou esquecer disso da próxima vez!" é milhões de vezes melhor do que um "Aham, bom esse é o jeito como eu uso, se você não gosta, não olhe!". Se você ficar demais na defensiva sobre as críticas construtivas que foram educadamente dadas para você, então você vai parecer rude.

Aprenda com seus erros
Aprenda com qualquer erro que cometer, e com qualquer crítica construtiva que receber. Mesmo que no passado você tenha sido uma infame Ita, que adorava discutir com qualquer um que discordasse da sua opinião, se você se esforçar para não ser mais aquela garota, as pessoas vão perceber isso.

Em suma, apenas lembre-se de ser participativa, na medida do possível! Participe das trocas de opiniões, responda perguntas sempre que puder, compartilhe informações!

Dessa forma, você com certeza não vai ter nada o que temer no fórum ou na comunidade!

Texto original: F*** Yeah Lolita
Tradução e adaptação: Mixy

Nenhum comentário:

Postar um comentário