sexta-feira, 19 de outubro de 2012

10 Idéias Equivocadas Sobre Lolita

Lolita é freqüentemente uma moda muito mal entendida, um monte de pessoas diferentes pensam um monte de coisas diferentes sobre isso, nem todas as quais estão sequer perto da verdade! Tenho certeza que qualquer uma que já vestiu a moda várias vezes em público, ou até mesmo alguém que simplesmente ama fazer a ocasional pesquisa no Google por “Lolita” já ouviu qualquer número desses aplicados a elas mesmas e a moda que elas tanto gostam. As seguintes idéias equivocadas são aquelas que eu freqüentemente escutei, tanto ditas diretamente a mim, quanto ditas em fóruns onde as pessoas não achavam que as Lolitas estivessem escutando! Claro, nem todo mundo fora da Moda Lolita se sente dessa maneira, mas essas são algumas das mais negativas ou generalizantes idéias equivocadas que algumas pessoas parecem ter sobre a Moda Lolita, assim como um pouquinho de especulação, e um pouquinho de ranting, sobre o porquê das pessoas pensarem isso sobre lolita.



1) É chamada “Lolita”, o qual é também o título de um livro ficcional sobre uma garotinha sexualmente promíscua, então isso significa que as pessoas que vestem Lolita estão fazendo isso porque querem atrair pedófilos!


Provavelmente a idéia equivocada #1 sobre a moda Lolita é que nós todas devemos ser iscas de pedófilos simplesmente pelo nosso nome. Ouvindo coisas assim sempre me faz chacoalhar minha cabeça em descrença, mesmo tendo eu ouvido um comentário bem similar antes até de eu ter descoberto Lolita, o bom e velho “Gótico?! Você é tão estúpida, você não sabe que Gótico significa um estilo de arquitetura/ e foi uma tribo de invasores? Como você pode vestir arquitetura/invasores!?” Honestamente, a descrença vem do fato de que eu acho difícil de acreditar que as pessoas que dizem coisas assim nunca nem leram o livro Lolita,ou nem sabem nada sobre arquitetura clássica ou história romana. Vou levar um sermão sobre o significado original de “dizimar” também?


Esse é o ponto, eu sei sobre o que o livro Lolita fala, na verdade eu já o li. Eu também sei que o termo foi criado anos atrás em um país que não fala Inglês que freqüentemente usa palavras inglesas de maneira que nós não usamos. Eu também sei que às vezes palavras têm múltiplos significados e que às vezes, com o passar dos anos, as palavras mudam para significar diferentes coisas.


Anos atrás, por qualquer que seja a razão, a palavra Lolita foi criada para descrever nossa moda, Por quê? Eu honestamente não sei. A especulação é que o termo “Lolita” foi traduzido aproximadamente para significar uma garotinha e assim foi aplicada a aquele grupo de garotas vestindo o que parecia como moda de garotinhas, “Lolita” sendo um nome de garotas estrangeiras e a moda freqüentemente tirando inspiração mais da moda jovem Ocidental e menos da moda tradicional japonesa, assim o nome só encaixou. Para recordar, Lolita era significativamente diferente no meio dos anos 90 (o qual é o mais cedo que eu pude perceber o termo “Lolita” sendo usado para descrever a moda), passado quando comparado com o que parece agora, então a idéia sobre o que uma Lolita deveria parecer, na verdade parecia bem pequena, como o seja lá o que for que fez as pessoas quererem chamar isso de Lolita em primeiro lugar.




2)Lolitas amam anime, elas devem amar se elas sempre estão se vestindo como personagens de anime!

Acredite ou não, lolitas na verdade tem muitos interesses diferentes. Algumas amam anime, outras particularmente não ligam pra isso, muito poucas estão usando Lolita simplesmente por seu amor por anime.

Lolita não é uma invenção de anime, bem o oposto na verdade, lolitas estão nos animes porque era primeiramente uma moda do mundo real. Dizer que as pessoas vestem Lolita porque isso é ocasionalmente mostrado no anime é o mesmo que dizer que pessoas tingem seus cabelos com cores não naturais só porque personagens de anime freqüentemente têm cabelo naturalmente colorido.



3)Todas as Lolitas não são completamente obcecadas com a moda ao ponto de terem construído um estilo de vida em volta disso? Elas não vestem isso constantemente enquanto bebericam chá em suas camas cobertas de bichinhos de pelúcia rosa enquanto ouvem música clássica?

Não, nem um pouco perto. Na verdade, Lolitas tem um monte de diferentes interesses, assim como qualquer pessoa, duas lolitas não são exatamente iguais. Enquanto algumas lolitas escolhem vestir a moda tanto quanto for possível e viver o Lolita lifestyle, para a maioria das lolitas a moda é realmente só isso, uma moda. Uma moda fabulosa e cheia de babados na qual elas gastam centenas e centenas de dólares, mas uma moda mesmo assim.


4) Pensei que Lolitas deveriam ser educadas e boazinhas o tempo todo!

Essa é uma lamúria freqüente de alguém que, ao se juntar a uma comunidade Lolita online pela primeira vez, de algum jeito consegue entrar em uma discussão com alguém e fica completamente chocado de descobrir que *Ohh* Lolitas estão rebatendo a discussão e geralmente não estão sendo cupcakes, gatinhos e arco-íris. Sim, acredite ou não, a maioria das lolitas não está em modo educado perpétuo, pelo menos não mais do que qualquer outro ser humano normal está.

Esse ato é freqüentemente usado para envergonhar Lolitas “Pra um bando de garotas vestidas tão lindas, vocês com certeza agem tão feias, tsk tsk.”. Francamente, essa assimilação é realmente um bacharelado de ciência. Não somente somos lolitas, mas também somos como, mais ou menos, pessoas regulares. Não estamos brincando de algum tipo de RPG estrito onde nós vestimos uma anágua. Você não tentaria envergonhar um gótico por sorrir, um Hippy por usar sapatos, ou um Punk por se juntar a uma atividade que não envolva atirar tijolos em uma janela, então por que envergonhar uma Lolita no instante em que ela pisa fora do clichê Lolita?




5) Lolita veio do Japão, portanto só fica bom quando Asiáticas vestem a moda.

Eu realmente odeio ouvir isso. Especialmente odeio ouvir isso do que são, tirando isso, pessoas perfeitamente agradáveis de estar junto. Isso sempre soa tão, bem, racista. “Oh, bem, fica legal quando aquelas Japonesas malucas personagens de anime da vida real vestem Lolita, é o que eles fazem lá, mas quando pessoas normais vestem isso, é estranho!” Não há absolutamente nenhuma razão para que não-japoneses não possam usar Lolita. Lolita não é, de jeito algum, um estilo tradicional japonês de se vestir, mesmo se está pesadamente embebido na cultura pop japonesa, então você nem pode usar o argumento de que é desrespeitoso em relação à cultura deles vestir isso. Pessoas de todo o mundo, de diferentes etnias, vestem Lolita fabulosamente.





6) A maior parte das Lolitas não tem auto-confiança, não são fashion o suficiente, ou não tem o tipo certo de beleza para usar roupas “normais”, então elas vestem Lolita para se sentirem bonitas, porque elas não conseguem de qualquer outro jeito.
Uma idéia equivocada que muitas sub-culturas alternativas encaram, não só Lolita. Quando alguém se veste estranhamente, algumas pessoas acham que é porque é a única opção para eles, por qualquer que seja a razão. Mesmo se isso fosse verdade, que Lolita é usada só por pessoas que estão tentando achar um jeito se sentirem-se bonitas ou especiais, o que há de tão errado com isso?
Muitas de nós querem se sentir especiais de um jeito ou de outro, por que alguém deveria tentar enfiar nas nossas cabeças que deve existir um limite (pelo menos dentro do domínio da moda) que você não pode cruzar para se sentir dessa maneira? Se vestir um Sugary Carnival e um chapéu em formato de um carrossel é o único jeito que você pode pensar que vá te fazer feliz, realmente ninguém tem o direito de dizer “Não, isso foi muito longe! Afunde-se em sua miséria até você encontrar algo socialmente aceitável que vá te fazer feliz.”

Enquanto Lolita pode não estar aparecendo em revistas de moda mainstream, instigando todo mundo a comprar o mais novo vestido da Angelic Pretty, ou como ter aquele look Juliette et Justine pelos preços da Body Line, pode continuar a ser tão desafiador criar coordinates únicos como é em qualquer tendência ou até em moda de alta costura (N.T. Do original “High-end fashion, se alguém tiver uma definição melhor me avise!), e normalmente dá o dobro de trabalho para fazer até o mais simples look Lolita arrasar com confiança quanto nas modas mainstream. Então, para dizer que uma Lolita não conhece nada sobre moda só porque ela não está usando uma moda com a qual você é familiar é idiotice, e eu gostaria de ver a fashionista que desdenhe de Lolita tentando criar um coordinate criativo usando um guarda-roupa Lolita e não acabar parecendo um grande caos.




7) Lolitas são pessoas que estão tentando reviver sua infância. Tanto porque elas foram zombadas e abusadas enquanto crianças, ou elas têm um fetiche sexual por isso.

Coisas como vestidos armados, a cor rosa, e pigtails são freqüentemente sinônimos de roupas de menininhas (Independente do fato de que, mais e mais parece que as garotinhas estão se vestido como crescidinhas hoje em dia!) algumas pessoas fazem a assimilação de que nós devemos, portanto, estar querendo ser garotinhas novamente. A verdade é a maioria das lolitas está perfeitamente contente com sua idade atual, e aquelas que se vestem mais infantilmente são só uma das muitas facetas da moda Lolita.
Eu realmente não sei por que as pessoas freqüentemente assumem que a infantilidade na moda é tanto o resultado de um passado negro e enterrado, ou um fetiche secreto, mas isso é outra coisa que parece freqüentemente ser o caso com sub-culturas alternativas e moda, que quando alguém vê alguém vestindo algo estranho é por uma razão estranha, não simplesmente porque a pessoa vestindo isso gosta do jeito que isso parece.





8 ) Lolitas amam atenção e só querem que as pessoas fiquem olhando para o quão estranhas elas parecem, por que mais elas estariam vestindo algo assim?

Essa é outra daquelas coisas que me fazem balançar a cabeça em descrença, a idéia de que só pessoas que estão vestidas “estranhamente” querem que as pessoas olhem pra elas. Quase toda tendência de moda na moda mainstream casual parece que foi feita para atrair a atenção das pessoas. Vá até qualquer loja de roupas e você vai achar um monte de camisetas tanto com frases engenhosas para provocar uma reação das pessoas,proclamações francas sobre o que você acha sobre si mesmo, que tipo de pessoa importante você está procurando, ou para proclamar alto suas bandas/filmes/hobbies favoritos; abra qualquer revista de moda e você descobrirá que ela é recheada de artigos sobre como fazer você sobressair-se na multidão no jeito mais tendencioso possível. Se sobressair-se é aparentemente um crime, por que não há mais revistas de moda falando sobre os mais discretos vestidos saco sem forma para usar nesse verão e por que não há mais lojas de roupas devotadas às completamente utilitárias calças cinzas de moletom extra grandes?


Todo mundo parece estar obcecado para chamar atenção para si mesmos, mas se essa atenção vem de uma moda fora-do-normal, então de repente vira má atenção. Excluindo o fato de, na maioria das vezes, aqueles de nós que saímos fora do padrão e vestimos “estranho” estão realmente fazendo isso somente para si mesmos, não porque assim irá fazer os outros olharem para nós, mas porque nós realmente amamos o jeito que isso fica e nos sentimos em nosso melhor quando vestimos algo que amamos completamente. A maioria de nós realmente não ama quando estranhos gritam coisas obscenas e estúpidas para nós, de fato, algumas pessoas odeiam tanto esse tipo de atenção que elas têm medo de usar o que amam.



9)Só garotinhas mimadas e ricas podem ser Lolitas! Elas devem ficar só sentadas o dia todo comprando roupas online com o cartão de crédito que a mamãe e o papai pagam, de que outra forma elas podem ter coisas caras que demoram mais de um minuto para vestir?

Acredite ou não, algumas pessoas na verdade tem empregos. Empregos que elas usam para ajudar a pagar coisas que elas gostam, como vestir roupas. A vida não é gasta 24h/7 trabalhando ou completamente devotada a brincar de dress up. Enquanto Lolita toma muita dedicação, a maioria das lolitas é completamente capaz de conciliar seu dinheiro e seu tempo de um jeito que podem encaixar suas roupas em seus orçamentos, e a moda em suas vidas. Além do mais, Lolita não leva realmente tanto tempo para vestir!




10)A moda Lolita é muito estrita! Há regras para tudo! Como você pode se expressar se você tem que se lembrar de mil estúpidas regras sobre como você deveria parecer?!


Eu sinto como se essa fosse a opinião de alguém que pensou que pudesse entrar em Lolita, tentou, e achou muito difícil, e agora tem uma visão bastante ressentida sobre a moda. Enquanto, sim, há “regras” para Lolita, há também “regras” para qualquer outro possível estilo lá fora. No fim das contas, você não diria que é uma “garota do estilo jeans e camiseta” se você raramente se dá ao trabalho de vestir jeans e camiseta, então realmente, há regras para tudo simplesmente. Enquanto as guidelines para lolita são as vezes um pouco mais complicadas que nas outras modas, elas são bastante generosas e podem ser facilmente contornadas e até quebradas se você tiver um entendimento moderado da moda.

Em relação a expressar-se enquanto é limitado a um certo conjunto de regras, bem, a moda Lolita não é o único jeito que as lolitas podem se expressar, de fato, quase todo mundo descobre outras maneiras além de suas roupas para se expressarem. Só porque é duro de trabalhar com um hoodie anunciando sua banda favorita para o mundo (veja o erro # 08) não significa que Lolita está necessariamente tentando te sufocar embaixo de uma camada de renda, anáguas, e regras estritas sobre o comprimento da saia.



Do original: 10 misconceptions about Lolita
http://fyeahlolita.blogspot.com/2011/07/10-misconceptions-about-lolita_02.html

Autora: Miss Caro-chan
Traduzido por: aikochan
Revisado por: aikochan

Nenhum comentário:

Postar um comentário